D.O.M.

A cozinha com perfume de Brasil do chef Alex Atala

Conhecer as delícias do restaurante D.O.M. sempre foi um dos nossos objetivos dos últimos anos. A oportunidade, felizmente, aconteceu, aliada a um importante evento pessoal: o meu aniversário. Fazia tempo que algo não me deixava tão animada e ansiosa. Confesso que esse presente de aniversário do meu esposo, Gabriel Roman, foi uma linda e inesquecível surpresa. Adoro fazer aniversário, mas confesso que estava mais ansiosa para conhecer os quitutes do chef Alex Atala do que propriamente para a chegada do meu grande dia.

Passo 1: Reserva

Antes de tudo, fizemos uma reserva com bastante antecedência no site do restaurante D.O.M: domrestaurante.com.br. Quando você reserva, precisa escolher direto no sistema o dia e horário. Durante o almoço, há dois horários: 12h e 12h30; e no jantar as opções são 19h e 19h30. O restaurante funciona de segunda a sábado. Quando reservamos, achamos o horário do jantar de sábado um pouco cedo, mas logo que você passa pela experiência percebe que é mais do que adequado. Saímos de lá quase meia-noite, pois a jornada pelos sabores do chef Atala e sua equipe é longa e deliciosa. E é preciso aproveitar cada momento.

Durante a reserva, optamos pelo menu degustação Unum, que custa R$ 640,00 por pessoa. Caso optássemos pela harmonização (com drinks), o valor subiria para 990,00. Há uma segunda opção para quem é vegetariano também, e os valores são os mesmos. O menu é composto por 10 preparações frias, quentes e sobremesas.

Segundo explicação do próprio site, o menu degustação é “a melhor forma de entrar em contato com a experiência gastronômica proposta pelo restaurante D.O.M, difícil de ser captada em apenas um prato. Alex Atala apresenta cardápio estritamente autoral, expondo sua ousadia e experimentações resultantes de sua pesquisa com os ingredientes brasileiros.

Então, eis as preparações que degustamos: